domingo, 19 de março de 2017

A mulher no Brasil


O Brasil é um país de cultura predominantemente machista e de raízes patriarcais, mas com a mobilização e o desempenho social da mulher, a sociedade passa a fazer uma reflexão sobre a força feminina no seio da família, no trabalho e no poder, enfim, no meio em que vive.
 

A mulher aos poucos consegue conquistar espaços, infelizmente, com expressão modesta, no mercado de trabalho e na política nacional. Nós mulheres, enfrentamos muitos preconceitos em relação à visão de ser somente esposa, mãe, dona de casa e estereótipo de beleza.

Em dezembro de 2016, divulgada pela Globo News, observei uma pesquisa que trata os estereótipos e preconceitos em relação a mulher, o padrão de beleza. É chocante imaginar que o padrão de beleza ou "atrativo" é o padrão branco e jovem. Um mundo tão plural e diversificado deveria indicar gostos, preferências e tendências mais pluralizado e menos desigual. Imagine isso, adotado no mercado de trabalho.


Baseado na questão de um dos princípios da ONU  - Mulheres e o Pacto Global - "promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social" (o empoderamento feminino), idealizei e realizei um documentário homenageando as mulheres pertencentes, fortes, delicadas, presentes e participativas na sociedade da cidade ao qual resido, o município de Arujá. E também através da exposição de quadros grafites e caricaturas homenageei mulheres de popularidade nacional. Mulheres que são agentes transformadores e formadoras de opinião.
 

Este trabalhou foi inspirado nos contextos sociocultural, educacional e esportivo do nosso país e em nossas próprias vidas. Dele resultou um trabalho escrito sobre os anseios e planejamento desse desafio. 

Somos fortes, somos presentes, queremos espaço e queremos respeito!
 

Conheça um pouco mais no post A força da mulher - evento


Texto escrito por: Cristiane Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário